Princípios Cooperativistas

Os princípios do cooperativismo foram criados em 1844, quando foi fundada a primeira cooperativa formal do mundo, na Inglaterra. Depois eles foram reestruturados e adaptados à realidade do mundo atual. 

1º - Adesão voluntária e livre
As cooperativas são organizações formadas voluntariamente, abertas a todas as pessoas que atendam as especificações do estatuto e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócios, sem discriminação social, racial, política, religiosa ou de qualquer gênero. 

2º - Controle democrático
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos cooperados, que por meio da participação e votação nas Assembleias, validam e formulam políticas de acordo com necessidades em comum do grupo. Os representantes têm direito à somente um voto, independentemente da quantidade de quotas, diferente de uma sociedade de capital. 

3º - Participação Econômica dos sócios
Os cooperados contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente através de seus votos nas Assembleias. Parte deste capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Quando há sobras, os membros definem, por meio de votação, qual será sua destinação. 

4º - Autonomia e Independência
Sendo os sócios os donos da cooperativa, se estes firmarem acordos com outras organizações ou recorrerem a capital externo, deverão fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa. 

5º - Educação, treinamento e Informação
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos colaboradores de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento de suas cooperativas. 

6º - Cooperação entre Cooperativas
Se os associados se ajudam mutuamente, as cooperativas deverão fazer o mesmo. Só assim haverá um crescimento econômico, cultural e social dos associados e do Sistema Cooperativo. A cooperativa só será eficiente se agregarem qualidade, produtividade e economia de escala nos serviços. 

7º - Preocupação com a comunidade
As regiões que tiveram a implantação de cooperativas aumentaram consideravelmente o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da localidade, sendo o cooperativismo responsável por assegurar postos de trabalho e consequentemente desenvolvimento sustentável. Elas contribuem para a geração de postos de trabalho, produção, serviços e preservação do meio ambiente, mediante políticas aprovadas pelos associados.

Matriz - Assis
  • Av. Rui Barbosa – n. 1.585 - JD Paulista
    Assis/SP - CEP 19816-000
  • Fone: (18) 3321-1700
    E-mail: credicana@credicana.com.br
  • Horário de Atendimento: 10h às 15h
Posto de Atendimento – Palmital
  • Praça da Bandeira – n. 162
    Palmital SP – CEP: 19970-000
  • Fone: (18) 3351-3919
    E-mail: pac@credicana.com.br
  • Horário de Atendimento: 10h às 15h